Austrália descoberta por portugueses em 1522

Foram portugueses os primeiros europeus a chegar à Austrália

Segundo a agência de notícias Reuters, foi encontrado um novo mapa que prova que não foram os ingleses nem os holandeses que descobriram a Austrália, mas antes os navegadores portugueses.

Este mapa do século XVI, com referências e informação pertinentes escrito em português, foi encontrado numa biblioteca de Los Angeles e prova que foram navegadores portugueses os primeiros europeus a descobrir a Austrália.

Austrália descoberta por portugueses em 1522
Map proves Portuguese discovered Australia: new book
SYDNEY (Reuters) - Um mapa marítimo do século 16 numa biblioteca de Los Angeles prova que foram os navegadores portugueses, não os ingleses ou holandeses, os primeiros europeus a descobrir a Austrália, diz um novo livro que detalha a secreta descoberta da Austrália.

O mapa assinala com detalhe e acuidade várias referências da costa Este australiana, tudo relatado em português, provando que foi a frota de quatro barcos liderada pelo explorador Cristóvão de Mendonça, quem efectivamente descobriu a Austrália no longínquo ano de 1522.

Desta forma, os factos são agora invertidos, pois foi o navegador português a fazer tão importante descoberta, cerca de 250 anos antes do Capitão James Cook a ter reclamado junto da coroa inglesa, em 1770.

Na altura a descoberta de Cristóvão de Mendonça, agora suportada por um rol de historiadores, graças aos vários descobrimentos lusos que ocorreram ao longo das costas Neozelandesa e Australiana durante o século XVI, foi mantida em segredo como forma de prevenir e impedir que outras potências europeias alcançassem e se apoderassem deste novo e fantástico pedaço de terra.

ADENDA:
O que pode significar esta nova descoberta? Muita coisa... Mas acima de tudo prova que os aborígenes australianos e os portugueses têm muito em comum - uma paixão feroz pelo Oceano. 

Recordemos que os aborígenes da Austrália descendem de emigrantes africanos que povoaram a Ásia há 60 mil anos, cruzando o mar utilizando canoas e toscas embarcações. Gente que demonstrou muita coragem ao enfrentar o imenso desconhecido, uma similitude com os navegadores portugueses. (veja: Dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses).

Austrália no Atlas de Vallard

Mapa desenhado por Cristóvão de Mendonça.

Terra Java mapa Costa Oriental da Austrália
"Terra Java" (Costa Oriental da Austrália?). Imagem: Deana Barroqueiro

Há muito que a descoberta da Austrália por James Cook, levantava dúvidas aos historiadores. O historiador australiano, Peter Trickett, vem agora contrariar o que se ensinou nos últimos 237 anos: Afinal, a Austrália foi descoberta pelos portugueses.(video no link)

O livro com o titulo 'Para além do Capricórnio' da autoria de Peter Trickett, jornalista australiano e repórter de investigação especializado em temas de ciência e história, que li em dois dias tão grande foi o interesse que me despertou (recomendo a leitura do mesmo), o autor explica de uma maneira muito simples, vários achados e danças cerimoniais que estão enraizadas nos aborígenes, que provam a passagem do Capitão Cristóvão de Mendonça que cartografou a costa da Austrália.

Nesses achados consta um canhão encontrado em local sagrado aborígene em Carronade Island, na costa de Kimberley, que é comparado a uma réplica de um canhão Português do Século XVI (o livro mostra as fotos e são mesmo idênticos). 

Foi encontrado também um pote de cerâmica de estilo Português (também há foto do pote)  pescado do leito do oceano ao largo de Gabo Island,  e  datado cientificamente como sendo do ano 1500 que provavelmente conteria vinho ou azeitonas.

Encontrados também artefactos de pesca numa praia de Fraser Island, Queensland, contendo um peso de chumbo que foi datado cientificamente como sendo de cerca de 1500 e o chumbo identificado como sendo originário de uma mina de Portugal ou no sul de França. 

Os nomes "aportuguesados" que Cristóvão Mendonça deu a vários pontos da costa, explicados e traduzidos pelo autor do livro é fascinante. Até a fisionomia de alguns aborígenes com alguns traços europeus, são por ele explicadas.

Já em 1512, um dos barcos de uma pequena armada de António Abreu, teria navegado por aqueles mares da costa Australiana, mas disso sabe-se pouco, até porque com medo da cobiça, os nossos Reis impunham segredo. (Blogue Pg)

2 comentários blogger

  1. A nossa historia e gloriosa...e uma realidade nos fizemos nas descobertas e na inovacao e hoje continuamos atraves dos nossos imigrantes quer individualmente quer em familia a construer a globalizacao a portugalidade no mundo e neste momento com a colaboracao e de uma nova potencia a a Mae China...

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.