Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém como nunca viu

Padrão dos Descobrimentos

Localizado à beira do rio Tejo e mesmo debruçado sobre este, tem 52 m de altura e ascensor que nos leva até ao 6º andar e depois uma subida em escadas até ao terraço onde se desfruta de uma vista panorâmica fantástica do Tejo, a outra “banda” e a Praça do Império / Jerónimos.

Tem esculpidas 33 figuras dos heróis (ver aqui os nomes) ligados aos descobrimentos, sendo a figura central o Infante D. Henrique (O Navegador – filho de D. João I e impulsionador da aventura marítima deste povo), o qual, com 9 m de altura, está à proa com uma caravela nas mãos.










Torre de Belém

Inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO, a Torre de Belém (ou Torre de S. Vicente a par de Belém) é um ex-libris do património cultural português projectado em todo o mundo e um dos elementos arquitectónicos que pontua a paisagem ribeirinha na zona monumental Ajuda-Belém.

Construída em homenagem ao Santo Patrono de Lisboa, S. Vicente, a Torre de Belém fazia parte de um sistema de defesa tripartida entre o baluarte de Cascais e a fortaleza de S. Sebastião da Caparica, na margem oposta do rio. A decoração da Torre ostenta a simbologia própria do manuelino – cordas que envolvem o edifício rematando em elegantes nós, esferas armilares, cruzes da Ordem Militar de Cristo e elementos naturalistas.


Magnificas imagens aéreas de dois ex-libris de Lisboa: Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém. É a zona de Lisboa que tem os grandes monumentos relacionados com as Descobertas.


Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.