«Este ano o Ferreirinha especial na mesa de Belmiro pago eu»

Não é solidariedade, é mais um episódio de saque fiscal sobre quem vive do salário em solidariedade com quem vive de rendas, lucro e juros.



A Ceia natalícia de Belmiro


O Governo decidiu usar o dinheiro dos meus impostos para aumentar o salário mínimo, com o truque da TSU. Quero deixar claro que não se trata de solidariedade com os trabalhadores mas de solidariedade dos trabalhadores – como eu – com os patrões. Vamos ter os enfermeiros a pagar à Galp para aumentar o salário mínimo dos trabalhadores da Galp para a remuneração dos dividendos de Amorim não cair; ou os professores a pagar à família Sonae o valor precioso do índice de remuneração de activos no PSI 20. Este ano o Ferreirinha especial na mesa de Belmiro pago eu. Feliz Natal! A consequência, além de beberem um bom vinho na ceia de Natal à minha conta, é que há cada vez menos dinheiro no Estado social e despedem-se professores e enfermeiros.

Não é solidariedade, é mais um episódio de saque fiscal sobre quem vive do salário em solidariedade com quem vive de rendas, lucro e juros. Dito isto o salário mínimo é uma vergonha – só existe porque existem milhares de empresas em Portugal que só são viáveis no quadro da competição capitalista praticando estes salários, incluindo grandes empresas e suas sub contratadas. Não são inovadoras, não têm responsabilidade social, não são os seus dinâmicos CEO – estas empresas existem porque pagam salários abaixo da reprodução biológica, que é o que é o salário mínimo.

Se era para usar dinheiros públicos então em vez de financiar-se com os impostos de quem trabalha estes desastres produtivos, que é o que são empresas que dizem «não ter capacidade para pagar salários decentes», use-se para criar emprego público onde escasseia, em escolas, hospitais, e prestar serviços planificados e racionais. Lamentável, lamentável. Não admira que tenhamos um Presidente da República, alto quadro do PSD, a explicar, abraçado ao líder do PS e Primeiro Ministro que este ano correu lindamente. É que tudo isto se passa com o apoio da UGT e a passividade da CGTP.

Raquel Varela
https://raquelcardeiravarela.wordpress.com/2016/12/23/a-ceia-natalicia-de-belmiro/
Com tecnologia do Blogger.